segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fórum dos Pontos do Piauí

O IV Fórum dos Pontos de Cultura do Piauí que acontece até amanhã (11), no Real Palace Hotel é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí -Fundac e tem o apoio do Ministério da Cultura e realização do Ponto de Cultura “Nos Trilhos do Teatro” (Grupo Harém de Teatro), da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e da Rede dos Pontos de Cultura do Piauí.
O Fórum conta com a participação de 31 pontos desde Parnaíba à Corrente, sendo que é o primeiro Fórum estadual e o terceiro encontro dos Pontos de Cultura do Estado e é considerado um grande momento de debate, aprovação das questões de interesse dos Pontos e de preparação para o II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que será realizado entre os dias 12 a 14 de novembro de 2008, como parte da programação da TEIA 2008, em Brasília 2008, e reunirá representantes dos 800 pontos de cultura de todo país.
De acordo com Francisco Pellé, membro da comissão nacional dos Pontos de Cultura e coordenador do Ponto “Nos Trilhos do Teatro”, a importância do Fórum é a necessidade do comprometimento de todos para que o movimento torne-se uma política de estado e não apenas de um governo, pois mesmo sabendo que os investimentos sejam do Governo, as políticas públicas são realizadas, de fato, pela sociedade civil.
Nesta sexta-feira (10), foram apresentados os representantes dos Pontos de Cultura e as ações realizadas durante o ano. Na oportunidade, foram escolhidos e inscritos os delegados de cada Ponto de Cultura para participar tanto da Teia 2008 como do Fórum Nacional de forma a representar o Piauí no cenário nacional. O objetivo do evento é para debater a construção de novos marcos legais que afirmem a cultura como direito de cidadania e dever do estado, reconhecendo a autonomia e o protagonismo cultural do povo brasileiro; consolidar e avançar na construção do movimento nacional dos pontos de cultura; articular e fortalecer os fóruns e redes estaduais de pontos de cultura, e das ações transversais em rede entre pontos de cultura de todo o país, além de discutir sobre os desafios institucionais, avanços e retrocessos na gestão compartilhada do programa Cultura Viva.
Para Marleide Lins, coordenadora dos pontos de cultura no Piauí, a participação dos pontos de Cultura do Piauí na Teia 2008 servirá para dar visibilidade das políticas de ações implantadas no Estado, além de ser um marco regulatório na busca de novas leis para trabalhar de forma coerente com a sociedade e garantir a auto-sustentabilidade dos Pontos de Cultura, pois são investidos anualmente cerca de 180 mil reais neste projeto que tem a sociedade civil como protagonista da ação cultural. Marleide revela que no próximo dia 14 será lançado edital com 80 vagas para formação de novos Pontos de Cultura no Estado e acrescenta “é meta do Governo do Estado levar os Pontos de Cultura para todos os municípios do Piauí. Desta forma, ONG’s, associações, sindicatos e toda a sociedade civil pode participar do Programa, basta inscrever seu projeto na Fundac”.
A programação segue com a apresentação de propostas dos grupos de trabalho para a elaboração e apresentação de documento oficial do Fórum que representará os Pontos de Cultura do Piauí no evento em Brasília, além disso, acontece a programação cultural com muito forró no Projeto Pé de Bode, no Centro de Artesanato a partir das 19 horas desta sexta-feira (10) e amanhã (11), no Espaço Cultura Osório Júnior.

Por:Roberta Rocha

Nenhum comentário: