segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ABERTO FÓRUM DOS PONTOS DO PIAUÍ

Foi aberto nesta quinta-feira, 10, o IV Fórum dos Pontos de Cultura do Piauí. O evento é primeiro a ser realizado por um ponto de cultura, “Nos Trilhos do Teatro”, com apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Fundação Cultural do Estado (Fundac). A abertura contou com a presença da presidente da Fundac, Sônia Terra; Jairo Araújo, coordenador geral do Programa Mais Cultura no Piauí; Marleide Lins, coordenadora dos pontos de cultura no Piauí; e Francisco Pellé, membro da comissão nacional dos Pontos de Cultura.
Para a coordenadora dos pontos de cultura do Estado, Marleide Lins, o Fórum será um marco para a construção da rede dos pontos de cultura no Estado. Segundo ela, é preciso empenho dos participantes para a construção de novos marcos legais.
Francisco Pellé ressaltou a importância do fórum que, pela primeira vez, está sendo realizado de forma compartilhada entre um ponto de cultura, Governo do Estado, através da Fundac e Governo Federal. “Tudo o que fazemos na construção do movimento dos pontos de cultura é muito novo. Precisamos da opinião de todos para que esta construção seja proveitosa”, disse. De acordo com Pellé, é necessário comprometimento de todos para que o movimento torne-se uma política de estado e não apenas de um governo.
Jairo Araújo, coordenador geral do Programa Mais Cultura no Piauí disse que dada a grandiosidade do Mais Cultura e, especificamente, os pontos de cultura, a cada dia as responsabilidades aumentam. Ele citou o objetivo de zerar o déficit de bibliotecas públicas no Estado como um desafio que é também dos pontos de cultura. Além disso, salientou a importância da discussão sobre a viabilidade dos pontos.
Já a presidente da Fundac, Sônia Terra, chamou atenção para o papel dos pontos de cultura, que segundo ela, mesmo com todas as coisas em comum, tem suas peculiaridades que formam a diversidade cultural piauiense. “Os pontos de cultura precisam servir a coletividade ou não vão existir”, observou. “Não há razão para existirem pontos de cultura que servem apenas a grupos ou pessoas”, concluiu.
O Fórum acontece a partir desta sexta-feira, 09, se estendendo até o próximo sábado, dia 11, no Real Pálace Hotel, com a participação de 30 pontos de cultura do Piauí.

Nenhum comentário: